quinta-feira, 18 de julho de 2013

Fibromialgia


NÃO DEIXE A FIBROMIALGIA GOVERNAR SUA VIDA
Assuma o controle desta condição de dor crônica

A fibromialgia não deve governar sua vida. Os cuidados coordenados por uma equipe multidisciplinar podem ajudar você a retomar o controle desta condição de dor crônica.

Sintomas variam para cada pessoa:

A dor associada a fibromialgia pode variar amplamente - tanto na frequência e manifestações dos sintomas em um mesmo paciente, quanto na comparação entre os pacientes. Estes sintomas são vistos em milhões de pessoas com fibromialgia, e em diferentes graus:

Dor generalizada, às vezes mais proeminente no pescoço e nos ombros, à noite, na parte da manhã e com a inatividade prolongada. Sobrepõe-se a isso a insônia, o sono agitado e a rigidez ao despertar.

Além disso, os pacientes com fibromialgia costumam ter outras condições crônicas, incluindo:

- Os transtornos de humor, como depressão ou ansiedade;
- Problemas de saúde, como a síndrome do intestino irritável, dor de cabeça ou dificuldades urinárias;

A causa da fibromialgia é desconhecida. Muitas vezes, um evento estressante traumático, como a perda de um ente querido, pode desencadear a doença. As mulheres desenvolvem a fibromialgia com muito mais frequência do que os homens.

Os psicólogos podem capacitar as pessoas a controlar sua dor, em vez de deixar o controle da dor seu dia e suas vidas.

Tratando o paciente como um todo 

Tentamos olhar para todo o paciente e adequar o tratamento para o indivíduo. A equipe multidisciplinar, deve incluir especialistas em tratamento de Dor, reumatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, Psicólogos terapeutas comportamentais e, se necessário, um terapeuta ocupacional. 

Os Cuidados envolvem:

Medicamentos. Médicos podem prescrever medicamentos para diminuir a dor. Estes fármacos, muitas vezes chamados adjuvantes (antidepressivos e anticonvulsivantes), têm sido utilizados durante décadas - não só para o tratamento da depressão, epilepsia, mas também para as condições, tais como a dor neuropática e distúrbios do sono, sendo utilizados em doses apropriadas para cada caso.

Enquanto três drogas são hoje aprovadas pelo os EUA (Food and Drug Administration) para o tratamento da fibromialgia, médicos com especialização em tratamento de dor crônica podem trabalhar com dezenas deles, muitos até na mesma categoria, com benefícios superiores, se analisarmos caso a caso.

Fisioterapia. Os pacientes com fibromialgia muitas vezes têm medo de exercício porque doe mais depois que eles se movimentam. Mas o exercício aumenta o nível de endorfinas, o quê melhoram o sono, memória e humor. O exercício também melhora a função cerebral e proporciona aos pacientes o controle sobre seus próprios corpos. O fisioterapeuta irá adequar um programa de exercícios para cada paciente.

A dor fibromiálgica pode piorar quando as pessoas tentam fazer muito exercício. Nesse ponto é que a orientação de um fisioterapeuta pode mostrar como aumentar gradualmente os seus níveis de exercício, sem que haja sobrecarga.

A terapia comportamental. Já que o stress emocional e respostas emocionais à dor tendem a piorar os sintomas, é importante incluir um especialista em saúde comportamental da equipe. Psicólogos devem desenvolver um programa de controle da dor e trabalhar os pacientes com fibromialgia no sentido de compreender o que desencadeia o estresse de cada paciente e identificar o padrão de resposta à dor.

Os psicólogos através da terapia comportamental podem capacitar as pessoas a controlar sua dor, evitando eventos que a desencadeiam e sabendo como agir no enfrentamento da mesma, em vez de deixar que a dor controle seus dias e suas vidas.

Conselhos úteis:

- Aprenda a colocar a dor em sua perspectiva correta
- Pratique a meditação consciente
- Use técnicas de relaxamento em momentos de estresse
- Se a dor começa a interferir com o trabalho, os pacientes podem procurar um terapeuta ocupacional para melhorar as habilidades manuais.

Há esperança, se você tem fibromialgia - especialmente se tiver uma equipe de especialistas apoiando você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário